terça-feira, 23 de setembro de 2014

Apenas 1 mês de intercâmbio vale a pena? Minha experiência no Canadá.

Talvez essa seja uma das perguntas que mais aflige os intercambistas Brasil afora, e talvez também seja uma das mais difíceis de responder. Acontece que não existe uma fórmula, o que é conveniente e satisfatório para mim, pode não ser para muita gente, mas, fato é, que um tempo maior seria o ideal para um intercâmbio fora do país. No entanto, ainda assim, em um mês é possível aprender muito e desfrutar da nova cultura que você irá conhecer ao se aventurar em terras estrangeiras, sem contar que fará muitas amizades e contatos para futuros intercâmbios ou até mesmo para conhecer a passeio outras partes do mundo.

Preparando os documentos
A frase “diga-me com quem tu andas e te direi quem és” encaixa-se quase que perfeitamente para os intercambistas, muita gente tem medo de não aproveitar o suficiente do seu tempo de intercâmbio por falar sua língua materna excessivamente em um lugar onde foi para aprender outro idioma. E isso pode sim acontecer, afinal de contas: “diga-me com quem tu andas e te direis o quanto aprenderás”.
Se suas amizades forem na maioria das vezes compostas por brasileiros você estará em sérios apuros, a maioria dos que conheci durante o meu intercâmbio de 1 mês em Toronto gostava de falar muito em português, fosse na escola, nos encontros e principalmente nas viagens, me recordo que em certo momento durante uma viagem para QMO (Quebéc, Montreal e Ottawa) eu me esquivei de revelar que era brasileiro até quando foi possível, afinal de contas, boa parte dos programas e viagens que as escolas promovem está lotado de brasileiros que adoram "falar em português" quando descobrem que você também é brasileiro, rsrs. 
Estudei na escola ILAC Toronto (International Language Academy of Canada) e posso dizer que a escola tem uma estrutura excelente para intercâmbio, o preço fica um pouco acima de algumas outras na cidade, mas vale a pena pelo custo-benefício. Excelente localização, apoio total aos intercambistas, professores excelentes e com um detalhe para aqueles que temem em não conseguir aproveitar seu curto tempo de aprendizagem, a escola sempre pondera na hora de agrupar os alunos em salas, colocando no máximo dois da mesma nacionalidade, evitando assim que sua língua materna seja usada. Sem contar que o lema da escola é: "English only".

ILAC Toronto - Foto: divulgação
ILAC Toronto - Foto: divulgação
Minha turma do "main class" na ILAC - somente 2 brasileiros
Outra coisa que você deve levar em consideração é o seu intuito como intercambista, vi muitas pessoas que encaravam o programa simplesmente como um pretexto para conhecer outro país e novas pessoas, deixando o aprendizado da língua em segundo plano, logo, sempre que podiam falavam sua língua materna, se for com esse intuito pode ser que realmente um mês seja insuficiente para aprender ou se aperfeiçoar em outro idioma. Se está de fato interessado em aprimorar seu inglês opte logo por um programa do tipo “Power English” onde você tem uma jornada de estudo mais puxada: começa às 9:00 da manhã e encerra 4:00 da tarde. Mas não se preocupe, não é todo esse tempo com o mesmo professor e estudando sempre a mesma coisa, geralmente as escolas montam programas bem dinâmicos para que esse tempo possa ser bem distribuído e você consiga escolher um ou mais focos de aprendizado entre gramática, vocabulário, pronúncia, fluência, etc. Pelo menos a ILAC utiliza esse esquema e posso dizer por experiência própria que funciona bastante, apesar de serem mais de seis horas diárias de estudo na escola o tempo passa rápido e as aulas não são nada enfadonhas.

Sala de aula na ILAC Toronto - Foto: divulgação
Power English teacher in ILAC- Nuri Lee
Outro detalhe que pode ajudar muito a otimizar seu tempo é optar por ficar em uma homestay, o contato com uma família local ajuda demais na hora de aprimorar suas habilidades em outra língua, sem contar que geralmente outros estudantes, na mesma condição que você, estão nessas homestays, o que promove um intercâmbio cultural ainda maior. A família que vai te receber ajuda muito na adaptação e te forçam a falar o idioma deles o tempo todo, ainda que a comunicação em princípio não seja tão clara e efetiva, você começa a aprender desde o momento de sua chegada.

Pessoal da Homestay no natal - brasileiro, alemão e Coreano
Cozinha da homestay
Meu quarto na homestay
Rua de acesso para minha homestay
Conhecer a cidade que está residindo nesse um mês é outro fator preponderante para melhorar ainda mais seu inglês, e se possível for, conheça também as cidades vizinhas. As escolas de idiomas promovem muitas atividades de lazer e integração, faça o possível para estar em muitas delas, assim como nas viagens para outras cidades e até mesmo outros países, enquanto estive em Toronto pude ir a Nova York em um tour promovido pela ILAC, assim como fui também a Niagara Falls e QMO, como citei acima. Além de treinar muito o seu inglês, você se diverti bastante e conhece mais pessoas que estão com o mesmo intuito que você, falar só em inglês e melhorar sempre mais.

Central Park - New York
Tour por QMO - Ottawa
Mas não deixe de sair um pouco sozinho ou em grupos pequenos, explore bastante a cidade, vá aos mercados, shoppings, abuse do transporte público, que em Toronto é muito bom, mas ande bastante a pé também, afinal de contas os índices de violência no Canadá são quase zero e você se sente seguro onde quer que você vá. Visite aos bairros tradicionais como Chinatown, Koreatown e Little Italy, não deixe de visitar as atrações mais famosas como Toronto Islands e High Park e as não tão famosas assim. Mas, antes de tudo, faça um planejamento com um cronograma de dias e horários para que você possa casar estudo, lazer e aproveitar tudo do seu intercâmbio.     
 
High Park
Ida para Toronto Islands
Praia de Toronto Islands debaixo do gelo
Saint James Cathedral
Contudo, caso você seja iniciante no idioma, não penso que será uma experiência tão proveitosa assim, conheci algumas pessoas nessa situação e verifiquei que é um pouco complicado se virar sem recorrer muitas vezes ao seu próprio idioma, sem contar que o nível de evolução na língua, na minha opinião, não é muito grande. Nessa situação, o ideal é que o intercambista possa dispor de pelo menos três meses estudando, ou até mesmo estudar um pouco no Brasil e ir mais preparado para seu intercâmbio, sem dúvida vale a pena adiar seus planos e poder aproveitar sua viagem de forma mais efetiva.
Então é isso, se já tem um bom nível de inglês e pensa em se aventurar no Canadá ou em qualquer outro país de língua inglesa, planeje com calma, avalie bem o destino, a escola, seus gastos e arrume as malas para “intercambiar” por aí e conhecer muito de outra cultura, te garanto que mesmo em um mês o seu aproveitamento será satisfatório. Ah, para finalizar, nem pense em contratar o serviço de transfer do aeroporto para sua homestay ou alojamento, nem vale pegar um táxi também, aproveite para começar seu “intercâmbio” desde o momento que aterrissar em solo estrangeiro, pesquise sobre o transporte público local e comece a se virar desde então.

Chegando a Toronto
Certificado ILAC

Bem, é isso pessoal! Espero ter conseguido estimular algumas pessoas a encarar o intercâmbio, mesmo que somente de 1 mês.
Dúvidas, sugestões, correções, etc é só escrever nos comentários.
Até a próxima!!!
Aleh.

31 comentários:

  1. Valeu.. Muito obrigado Rayssa :) :)

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Gostei muitos das suas dicas.
    Estou querendo ir para Vancouver ano que vem e estudar por 3 meses. Vc acha que é um tempo bom para dar Up no inglês?
    Fico com receio da idade, pois vou estar com 37 anos. Tem alunos com essa faixa?
    Vc recomenda o curso power da Ilac?
    Fico no aguardo!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. E ai Marcelo.. Desculpa a demora na resposta!! Cara, 3 meses é um tempo bom para treinar bastante, com certeza vai ter um improve excelente. Não se preocupe quanto a idade, tem alunos de toda faixa etária, e recomendo bastante o power da ILAC, tinha uma professora excelente em Toronto.. Boa viagem e sucesso para vc..

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, tenho exatamente o mesmo objetivo que você teve em seu intercâmbio.
    Pretendo ir a Toronto estudar na ILAC Power English 38 aulas semanais e ficar em homestay. O que você achou da sua evolução em 4 semanas de Power English?
    Estou pensando em ficar entre 6 e 8 semanas.
    Você comentou também que foi para NY com a escola. Quanto custa aproximadamente estes passeios? Desde já agradeço a atenção.

    Abraço,
    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, antes de qualquer coisa, mil perdões pela demora. Vida atribulada e algumas viagens seguidas.. Que massa seu plano, gostei da ILAC e achei que melhorei principalmente na fluência. Com esse tempo você melhora muito
      Paguei 300 Dolares Canadenses, foi bem legal lá, veja depois: http://namochiladealeh.blogspot.com.br/search/label/Nova%20York

      Excluir
  5. Olá!
    achei muito bom seu texto,e como você avaliou todos os lados da viagem!
    uma dúvida que é geral,é o quanto você gastou pra fazer tudo isso? Pois querendo ou não é um fato que implica bastante na sua viagem.Desde ja agradeço,e parabéns novamente! abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Germano, valeu... Desculpa a demora!! Contando o curso, as passagens e o que gastei lá, lembrando que turistei bastante também, gastei por volta de 13 mil reais, na epoca o dolar estava R$2,20 mais ou menos e o IOF sobre cartões VTM e saques internacionais era de 0,38% e hoje está em 6,38%

      Excluir
  6. Então, adorei suas dicas. Apenas uma pergunta, eu entendo um pouco de inglês, vamos dizer que ouvindo muito pouco, mas na escrita e na fala montando frases sei me virar. A minha pergunta para ti é se dentro de 1 mês estudando inglês, conseguiria chegar a qual nível de inglês ? poderia saber o que uma música esta dizendo, ou ver um filme em inglês...etc. obrigado 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Brunom, obrigado e sinceras desculpas pela demora. Isso é muito relativo, depende muito da sua aptidão com idiomas, a minha não é muito grande, mesmo estudando cinco anos no Brasil e ainda com intercâmbio eu não consigo entender tudo de uma música e/ou filmes, mas o intercâmbio da uma ajuda boa para seu ouvido e fluência.
      Recomendo, principalmente se ficar só no inglês mesmo, esquecer o português e as amizades brasileiras, rsrs..

      Excluir
  7. Olá! Adorei seu relato da viagem para Toronto. Pretendo ficar um mês também, gostaria de saber quanto você acredita que seja bom para levar para gastar no mês? Contando almoço, gastos do dia a dia, algumas compras, porque gostaria de ir para os EUA tbm, mas caso não consiga ($) eu ficaria por Toronto e faria algumas compras lá mesmo. Qual a quantia que você acredita que seja o ideal ou mínimo
    Para levar? Obrigada !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia, desculpa, estou muiiiito atrasado.. Vamos tentar: Fiquei em homestay, fiz passeios para o Quebec, Nova York e Niagaras, ainda andei muito em Toronto e levei 1.500 Dólares Canadenses. Sou do tipo econômico, o quanto posso economizo.
      Espero ter ajudado. Abraços..

      Excluir
    2. Capaz, tudo bem. Entendi.

      Mas mesmo assim conseguiu se divertir. =)

      Obrigada!

      Excluir
  8. Olá! Quanto vc acha o mínimo para levar para gastar no mês em Toronto? Contanto os passeios almoço, compras e etc?obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Alexandre, dia 16/01/16 eu embarco para Toronto e espero viver com alegria cada momento, assim como você viveu e relatou. Nesse pré-nervosismo o seu blog foi o que mais me ajudou. Obrigada pela riqueza de detalhes

    ResponderExcluir
  10. Alexandre, dia 16/01/16 eu embarco para Toronto e espero viver com alegria cada momento, assim como você viveu. Nessa fase de pré-viagem ** nervosismo ** o seu blog foi o que mais me ajudou, obrigada pelo relato rico em detalhes, certamente me ajudou e ajudará. 😃😃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, desculpa a demora. Já deve estar em viagem a essa altura, muito feliz em saber que o blog te ajudou, que bom!!
      Grande abraço e tudo de bom no Canadá

      Excluir
  11. Alexandre, dia 16/01/16 eu embarco para Toronto e espero viver com alegria cada momento, assim como você viveu e relatou. Nesse pré-nervosismo o seu blog foi o que mais me ajudou. Obrigada pela riqueza de detalhes

    ResponderExcluir
  12. Amei seu relato, principalmente na indireta para mim, que pensei no transfer rs, porém, apesar do frio na barriga, concordo com você que temos que aproveitar cada minuto e nos virarmos sozinhos, visto isso, pegarei transporte público também desde o primeiro momento.


    Tenho uma curiosidade, sei que varia bastante, mas gostaria de saber em média sobre quanto foi seu passeio para NY através da ILAC, entre outros passeios, a média de custo.

    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lais, rsrs.. Nada de transfer, se vira lá rsrsr.. Muito seguro e tranquilo de andar e se encontrar.
      Então, paguei 300,00 por Nova York, acho que 250,00 para Quebec e 50,00 para Niagaras, sempre Dólar Canadense. Entra no site da ILAC, la tem os valores, eu tambem os coloquei nos relatos de cada passeio:
      http://namochiladealeh.blogspot.com.br/search/label/Nova%20York
      http://namochiladealeh.blogspot.com.br/2014/10/os-encantos-de-niagara-falls-em-um-tour.html
      http://namochiladealeh.blogspot.com.br/2014/10/na-provincia-de-qebec-tour-por-qmo.html
      Abraços..

      Excluir
  13. Oi Alexandre,

    Estou indo agora em Junho/Julho você ouviu falar de outras duas escolas como a EC e a Kaplan?

    E sobre as viagens, as escolas organizam essas viagens constantemente para Quebec, Niágaras etc? O preço é bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adrianne, que massa, vai curtir muito!! Estou indo para Montreal dia 14/07, retornar a esse país maravilhoso.
      Ouvi falar sim dessas duas escolas, o pessoal disse que eram boas. As escolas organizam com frequência, na época achei o preço justo, hoje, com a alta astronômica do dólar, talvez seja menos convidativos os preços.
      Mas tudo vale a pena, aproveita o quanto puder.
      Grande abraço.

      Excluir
  14. Oi, Aleh! Meu nome é Maria e pretendo fazer um intercâmbio para Toronto de um mês. Gostei muito das informações que você deu! Mas gostaria de saber mais sobre a sua experiência na ILAC e sobre as excursões organizadas pela escola. Como era o transporte e a acomodação? Você lembra o nome dos hotéis?

    Desde já, muito grata pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, minha experiência na ILAC foi muito boa, gosto bastante dos professores que tive lá, um "inconveniente" é que é lotada de brasileiros, então o português aparece o tempo todo, o que não é muito bom para o intercâmbio, mas no resto, a escola é bem legal e tem muitas atividades de lazer, além de um programa de mudança de nível a cada duas semanas. A excursões eu achei bacana também, o transporte não muito bom, ônibus desconfortáveis para passar um noite indo para NYC ou para o Quebéc, já os hotéis são muito bons, um pouco afastados do centro, mas com transporte público fácil. Vale muito a pena.. Qualquer coisa, é só falar.. Abraços..

      Excluir
  15. Olá, Alexandre! Gostei muito do post :)

    Estou muito em duvida se faço o intercambio pra Vancouver ou Toronto. As duas cidades me parecem maravilhosas, Canadá é o sonho da minha vida rs, mas Vancouver é bom pra mim principalmente por causa do clima mais amêno, das filmagens cinematográficas que tem lá o tempo todo (eu estudo cinema), porém quero MUITO conhecer Montreal, e estando em Toronto, fica muito mais fácil. Alguma dica amiga? rs

    Beijos, e parabéns pelas conquistas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna.. Nossa, que decisão difícil!! Então, eu adorei Toronto, sou suspeito para falar, mas no seu caso, acho que Vancouver será melhor, se bem que Toronto também é famosa por filmagens viu. Quanto a ir em Montreal, eu indico, fui de excursão com a escola, gostei tanto, que em julho estou voltando ao Canadá somente para ir a Montreal. Então, o que você pode fazer é ir de avião (low cost) saindo de Vancouver num fim de semana, talvez seja uma boa. Em Montreal tem um passe de metro muito bom para o fim de semana todo por 13 dólares se não me engano, uso ilimitado no fim de semana inclusive para ir e voltar do aeroporto.
      Espero ter ajudado..
      Abraços..

      Excluir
  16. Ola, por favor pode me enviar o link, ou nome da empresa que te auxiliou no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Faugusto! O nome da empresa é Canada Brasil.. Taí o link deles.. Sucesso..
      https://s7study.com/destinos/canada/

      Excluir
  17. Alexandre adorei seu post, também estou planejando em ir para Toronto em fevereiro e pela ILAC tbm, gostaria de saber se vc tirou visto para ir a NY aqui no Brasil msm ou se não precisa quando se trata de excursão. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gracielle.. Tirei aqui no Brasil o visto e é imprescindível, mesmo se tratando de uma excursão, uma das primeiras coisas que o pessoal da asco la pergunta quando você vai comprar o tour é se você tem visto americano.

      Excluir
  18. Fala Alexandre, beleza? Seguinte, tenbo 17 anos e vou fazer 1 mês de intercâmbio na Ilac Toronto em janeiro/fevereiro. Fiquei meio preocupado vendo na internet sobre a faixa etária dos alunos. Da minha idade tem bastante gente também? Abraços

    ResponderExcluir